sexta-feira, 27 de março de 2009

27 mars 2009 - Festival des Journaux 3e. jour


O terceiro dia foi intenso. Continuamos a nossa maratona de entrevistas e filmagens. Pela manhã, bem cedo, entrevistamos Dolorez Alvarez, diretora da União Latina, pedimos que ela falasse sobre o projeto de intercompreensão e como ela estaria nos avaliando.




Um pouco mais tarde, iniciaram um fórum bem interessante. Todos os jovens, representando seus colégios, eram convidados a apresentar os seus respectivos jornais. Ficamos impressionados com a qualidade dos jornais apresentados e com o desempenho dos alunos ao microfone. Também tivemos a oportunidade de apresentar o nosso trabalho – Un tour avec l’Ecole Pará. César iniciou a apresentação, lendo um texto em francês, onde agradecia o convite e o patrocínio da União Latina para a viagem da delegação brasileira.



Fomos almoçar num restaurante próximo onde comemos um peixe delicioso. Mme Dolorez Alvarez e um professor senegalês nos acompanharam. À tarde, retornamos ao Centro Cultural Douta Seck quando foi iniciada a solenidade de premiação para o jornal escolar mais bem elaborado e para os jovens que se destacaram com artigos publicados na edição única do Jornal do V Festival. Nós também fomos contemplados com um presente: uma bolsa do festival com algumas revistas, impressos e camiseta.


Em seguida, os organizadores do Festival agradeceram a todos pela participação e deu por encerrado o Festival. Ficamos mais um tempo no Centro Cultural. César, nosso colega, foi entrevistado para uma revista chamada “Planète”.
Era o momento das despedidas. Abraçamos e fomos abraçados. Saudades de todos os professores e amigos que fizemos.


3 comentários:

Bruno Luiz - Turma 1901 disse...

Parabéns por terem se esforçado tanto. Eu adorei as fotos, elas ficaram muito legais. Eu adoraria ter ido junto também, pena que não fui. Lá parece muito interessante, por eles terem estudado uma cultura muito legal.

Maria Dulce - C.E. Vicente Jannuzi disse...

Bravo pour l´école Pará!!Bravo pour Nadja et ses élèves!!!
Todo intercâmbio é muito enriquecedor para todas as partes envolvidas.
Espero que vocês tenham aproveitado bem e que estejam dando continuidade
a este projeto mesmo à distância, afinal a Internet é para essas coisas, n'est-ce pas?
Affectueusement, Maria Dulce, professeur de Français du C. E. Vicente Jannuzzi

Diallo Mamadou Alassane disse...

J’ai visité votre blog et j’ai bien aimé car j’étais au Festival. Salut à tous.