segunda-feira, 23 de março de 2009

23 mars 2009 - 9 h - Lycée Parcelles

No dia seguinte à nossa chegada, fomos ao Lycée des Parcelles Assainies, num bairro um pouco distante do centro de Dakar. Lá, conhecemos um pouco do dia a dia de uma escola pública do Senegal.



O Colégio é simples, bastante arejado, poucos recursos tecnológicos, entretanto descobrimos que são oferecidos aos alunos três a quatro idiomas e o português é um deles. Além das matérias que normalmente são oferecidas, os alunos também têm aula de Filosofia e Ética.




Conhecemos a biblioteca, o Laboratório de Ciências e Física, a Sala de Informática, a sala dos professores e a quadra de futebol.



Entrevistamos vários professores e alunos. Uma das atividades da manhã era participar de uma aula de Português. A sala de aula ficava no 2º andar de um dos prédios do Colégio e havia poucos alunos na turma. O professor foi muito simpático e planejou a sua aula em função de nossa visita. Como não podia deixar de ser, um dos assuntos foi Futebol. Os alunos e o professor gostam do futebol brasileiro e conhecem alguns de nossos jogadores. O português falado pelo Professor é o de Cabo Verde, um país vizinho ao Senegal e que foi colonizado pelos portugueses. Gravamos essa aula e entrevistamos o professor para a produção de um documentário no futuro.


A quadra é um local bastante frequentado pelos alunos e, logo que chegamos, percebemos alguns alunos com camisas amarelas da nossa seleção. Fomos cercados por alguns que nos perguntavam sobre o futebol brasileiro. Eles são fãs de Kaká e de Ronaldinho. Uma coisa que ficou bem clara para nós é que os senegaleses conhecem pouco do nosso país e do futebol nosso, só os jogadores que jogam na Europa.

Nenhum comentário: