quarta-feira, 25 de março de 2009

25 mars 2009 - 9 h - Festival des Journaux - Ouverture

Como finalidade central desse projeto de intercompreensão, participamos do V Festival International des Jornaux Lycéens du Senegal. Foram três dias de muitas atividades. Chegamos bem cedo à Maison de la Culture Douta Seck, um espaço destinado a pesquisas, exposições, conferências que promovam a difusão da cultura do país.
O primeiro dia foi marcado pela abertura do evento com a presença de professores, alunos, pesquisadores e autoridades nacionais e internacionais; dentre estes, do Sr. Ministro da Educação e Cultura do Senegal professeur Moustapha Sourang e nós da delegação brasileira. Nossa professora foi promovida à Presidente da Delegação Brasileira e era assim que se referiam no noticiário televisivo durante a semana que passamos em Dacar.

Já nesse primeiro dia, fizemos nossa inscrição para o Atelier d’ interview (Oficina de Entrevista). Nessa Oficina participavam aproximadamente 30 jovens. Orientados por profissionais de jornalismo, organizamo-nos em pequenos grupos e escolhemos uma das temáticas propostas no Festival: Meio ambiente. Aprendemos muitas coisas interessantes e nesse momento percebemos que éramos compreendidos, pois já estávamos falando e respondendo as perguntas de nossos colegas em francês, já não mais necessitávamos tanto da ajuda de nossa professora.

Oficina de entrevista

"Jornal Escolar do Senegal: de muita qualidade"

Oficina de reportagem


Os ateliers foram realizados sob as árvores da Maison de la Culture. Uma experiência inesquecível! Outros ateliers foram oferecidos e nós percorremos todos eles, participando um pouco de cada um e registrando na filmadora que levamos.
Um momento bastante marcante foi a hora do almoço.

Mais uma vez comemos o prato tradicional do Senegal: le riz au Poisson (arroz com peixe). Nos ofereceram uma mesa e dividimos o espaço com alguns jovens senegaleses. Conversamos muito sobre os nossos países até a chegada da travessa com a refeição. A comida estava muito saborosa, entretanto estranhamos a pimenta. Ainda bem que eles distribuíram água antes da refeição! A cada colherada, um gole de água. Fomos informados depois que alguém havia errado na mão, pois todos acharam a comida bem condimentada.

2 comentários:

Cesar disse...

Que Delícia de prato!!

Stela - CE 2 disse...

A comida parece muito boa.