quinta-feira, 26 de março de 2009

26 mars 2009 - Soirée au Centre Culturel

Convidados pelos organizadores do Festival, fomos a uma “Soirée culturelle” no Centro Cultural, mesmo local que abrigava os “lycéens” que vinham de outras cidades do Senegal.


Nas salas amplas do edifício de dois andares, com colchonetes espalhados pelo chão, muitos jovens liam, conversavam ou até mesmo cantavam e tocavam canções do país.

Bara


Um outro grupo, orientado por seus professores, participavam de jogos. Ficamos curiosos em conhecer a dinâmica desses jogos e pedimos permissão para filmar alguns desses momentos. Eram jogos bem simples; num deles, os jovens deveriam andar em círculos e, ao comando de uma das professoras, tinham que pegar um chinelo no chão. Logo que vimos, nos lembramos da “dança das cadeiras” da nossa infância.


Algumas meninas dançavam no meio do salão, acompanhados por alguns alunos que tocavam instrumentos musicais. Nossa professora ficou bastante animada e, convidada pelo grupo, foi ao centro da roda e se esbaldou ao som das canções senegalesas. Estávamos todos muito felizes. À meia-noite, já cansados, começamos a nos despedir de todos. O clima ainda era de muita descontração e alguns dos jovens se preparavam para uma nova tarefa durante a madrugada: a impressão do jornal produzido durante os três dias do Festival.

Um comentário:

Alisberg- T:1803 disse...

Eu gostei das fotos
Da brincadeira q eles tem que é parecido com o a nossa brincadeira da dança da cadeira
Do carro BMW ``mamae eu quero um´´

uashuahsuahuahs
zoa


Alisberg
Wallace
Jhonata