quinta-feira, 26 de março de 2009

26 mars 2009 - Crèche Maison Douta Seck

No Centro Cultural Douta Seck, o mesmo local onde acontecia o Festival Internacional de Jornais Escolares, funciona uma creche para crianças até cinco anos de idade. Como chegamos bem cedo, ficamos curiosos em conhecê-la. Logo na porta observamos a pintura do Alcorão, o livro sagrado da religião islâmica. A creche consistia num grande salão onde as crianças eram separadas por grupos e acompanhadas por suas respectivas professoras.






Ficamos muito surpreendidos, pois crianças dessa idade geralmente são levadas e barulhentas, mas o que vimos ali era totalmente diferente do que estamos acostumados nas nossas escolas. Percebemos, durante a nossa visita à Creche que, no Senegal, a educação é muita rígida. A cada atividade que eles faziam, eles deviam cantar o Hino Nacional. As crianças cantavam e com satisfação.


Conhecemos ainda a sala de informática, a cozinha de brinquedo e a brinquedoteca. Lá também havia muitos tipos de brinquedos e espaços para brincadeiras e muitas pinturas de animais em forma de desenho animado nas paredes. Uma creche muito criativa e bem diferente das creches brasileiras.

11 comentários:

Unknown disse...

Olá,sou coordenadora de uma escola em Pedra de Guaratiba,E.M. Euclides da Cunha,meu nome é Claudia Beatriz,mas aqui me chamam de Bia...estou emocionada com as fotos e com o projeto,q delícia de ver e imaginar essa aventura!Conhecer outras realidades nos fazer crescer...Mesclar nosssos conhecimentos com outros algo inenarrável...parabéns!Viva a pluralidade! Viva a Educação!Viva Vcs!
Bjs.

Unknown disse...

Olá Nadiejda, olá rapazes! Sou Sheyla Callado, professora de Inglês do Estado e do Município do RJ e uma fã do Francês. Já conheço a professora Nadiejda há muitos anos ( trabalhamos juntas ).Esta viagem marcará a vida de vcs para sempre. Como é bom conhecer outros costumes, não? Amei as fotos e os comentários feitos ! Parabéns pelo trabalho! Que vcs continuem valorizando a Educação.
Bjs carinhosos

Ieny disse...

Olá pessoal, adorei as fotos e os textos. Espero que essa viagem seja apenas o começo. É uma honra para mim estar ao lado de vocês. Bjs. Ieny.

Luzineide - CE 2 disse...

Gostei das crianças. Luzineide - CE 2.

Indiara - CE 2 disse...

Adorei o menino no computador.

Natane - CE 2 disse...

Gostei da escola de Senegal.

Daiany Karoliny turma 1901 disse...

eu achei o blog muito legal, adorei as fotos, a escola e as crianças !!!
Parabéns genteee !!!!

Pâmela Prazeres, Lauriene Martins e Sílvio - T. 1901 disse...

Bom, uma das coisas que chamaram a nossa atenção foi a Educação das crianças do Senegal, que é um pouco diferente do nosso país. Mesmo sendo um dos países mais pobres, consegue ter uma motivação para viver e estudar.

Júlia Regina Moura - T. 1901 disse...

Eu gostei das crianças na sala, uma sala toda enfeitada, muito bonitinha com todas aquelas crianças sentadas naqueles bancos, com todos aqueles trabalhinhos pendurados. Achei interessante o restaurante onde todos se sentam em caminhas no chão, com aquelas almofadas.

Unknown disse...

vocês são de mais meus parabéns vocês agora são a historia da escola pará.

Pará Geografia 7s - jb disse...

Oi,
parabéns a todos.
Excelente trabalho.
Saudacoes
Prof. Joao Batista
jbjobit@bol.com.br